A EMPRESA



Embora seja um projecto recente, o atelier apresenta-se como uma solução integrada nas áreas da arquitectura, planeamento urbano e design, suportada por uma equipa já com mais de 10 anos de experiência. Com trabalhos em todo o país, o atelier tem desenvolvido projectos com inúmeras entidades, sejam elas organismos do estado, empresas ou particulares. A vantagem de sermos um atelier de banda larga, permite-nos ter uma abordagem mais ampla dos problemas, integrando na metodologia projectual, as várias disciplinas envolvidas.
A pequena dimensão do atelier, aliada ao vasto leque de colaboradores internos e externos, permitem uma resposta eficaz mesmo a projectos de maiores dimensões, assim como a multitude de disciplinas facilita a resolução de qualquer necessidade dos nossos clientes. A nossa acção permite-nos ir ainda mais longe, com as parcerias estabelecidas com outras empresas e ateliers, resultando numa sinergia de competências bastante abrangentes, mas sempre mantendo a versatilidade de uma estrutura pequena e flexível.
Porque acreditamos que o processo de ensino se prolonga por toda a actividade profissional, o atelier mantém uma vertente pedagógica na formação dos seus colaboradores, não só na partilha dos conhecimentos, mas também assumindo uma postura didática no trabalho e fomentando o autodidatismo.



QUEM SOMOS

Miguel Barroso
Arquitecto

Estudou no Colégio Militar, e em 1991 ingressa na Faculdade de Arquitectura de Lisboa, terminando a sua licenciatura em 1996. Ao mesmo tempo, integra a equipa pioneira do Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas (CITI), da Universidade Nova de Lisboa (1993-96), onde desempenha funções nas áreas do design e fotografia. Em 1997 estagia no atelier do Arquitecto Thomas Zinterl, e participa em vários projectos, dois deles vencedores de concursos, e ambos em colaboração com o Arquitecto Gonçalo Byrne. Mantém a sua actividade como free-lancer na área do Design, mas cedo começa a assinar inúmeros projectos na área de arquitectura, inscrevendo-se na ordem dos Arquitectos ainda em 1997 (n.º O.A.7765). Leccionou a disciplina de Projecto e Desenho Assistido por Computador, na Escola Artística António Arroio desde 1998, mas abandona a carreira docente para se dedicar por inteiro ao atelier em 2007. Em 2002 e 2003 frequenta o Curso de Mestrado em Arquitectura Bioclimática, na Faculdade de Arquitectura de Lisboa, e em 2007, o curso de especialização em Acústica de Edifícios, na Ordem dos Arquitectos. Paralelamente à actividade profissional, desenvolve inúmeros projectos individuais de Design de Produto, desenhando e executando mobiliário, objectos de iluminação, caixas de computador, entre outros. Entusiasta de fotografia desde os 16 anos, cedo começa a realizar trabalhos profissionais enquanto colaborador do CITI. A formação em arquitectura fez com que a actividade fotográfica se focasse nessa área, no entanto o entusiasmo como amador tem-no levado a realizar inúmeras experiências noutras temáticas da fotografia. Nos últimos anos em tido um papel activo nas questões da mobilidade e planeamento sustentáveis, não só em termos de projectos, como em termos de dinamização social na área - promove campanhas nas redes sociais, e participa em congressos e outras actividades relacionadas com o tema. Utilizador da bicicleta como meio de transporte há mais de 20 anos, é moderador do fórum de discussão Velocipedi@ e mais recentemente, para além de ser um dos editores do blog do mesmo nome, é o responsável pelo blog Lisbon Cycle Chic, sob licença e inspirado no original Copenhagen Cycle Chic. Colabora com a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, como especialista em mobilidade ciclável.
A sua experiência passada, associada ao seu processo de formação clássica e de autodidatismo, permitem-lhe coordenar todas as áreas de intervenção do atelier.

 
View Miguel Barroso's profile on LinkedIn


Tânia Andrade
Designer

Após concluir o Curso de Design Textil da Escola Artística António Arroio, entra para a Universidade Lusíada, e termina a licenciatura em Design Industrial no ano de 2000. Inicia a sua carreira profissional na empresa de mobiliário de escritório Maquirema, onde desempenha funções na área de design gráfico e de produto. Em 2001 inicia a sua carreira como free-lancer nas áreas de Design de Interiores, Design de Produto e Design Gráfico. Mantendo a actividade de Designer, em 2001 regressa à Escola Artística António Arroio, desta vez para integrar o corpo docente da escola, onde lecciona a disciplina de Projecto e Desenho Assistido por Computador. Tem desenvolvido em simultâneo vários projectos individuais de Design de Produto e Design têxtil, desde mobiliário, acessórios de decoração, roupa e acessórios de moda. 


COLABORADORES


Maria Sequeira
Arquitecta

Ana Cartaxo
Arquitecta

Inês Fragoso Mendes
Designer

Catarina Simões
Designer

Vitor Vasconcelos
Designer

Maria José Rosa
Finalista de Arquitectura

Sara Cristovão
Estudante  de Arquitectura de Interiores


PARCEIROS

Arquimate
- Lamda - Gabinete de Estudos Técnicos Arquitectura e Planeamento
- Projecto X - Arquitectura e Engenharia
- TTJ - Estudos e Projectos de Engenharia
- Modulotécnico - Construções Modulares
- Interlux - Powering Homes and Companies